Saudade


Tenho saudades do tempo, em que minha maior preocupação era se minha mãe iria deixar eu ir brincar na rua.
Saudades do tempo  em que ralava o joelho e segundos depois já estava de pé para continuar a brincadeira.  Ou mesmo de quando chorava de noite, por ter tido um pesadelo, e meus pais corriam pra me acalmar.
Brigas, inimigos, feridas, cicratrizes... até disso sinto falta. Até do meu pesadelo quando criança eu sinto falta.
Dizem que não é para olharmos para trás, só seguirmos em frente. Mas eu já não tenho forças pra me forçar a ficar com a cabeça pra frente.
Fui embora de casa quando entrei numa faculdade na Italia, depois, só ia nas férias pro Brasil. Comecei a trabalhar e acho que a ultima vez que fui para lá, foi somente a uns 5, 6 anos. Antes meus pais me ligavam para bater um papo, pelo menos uma vez por mês, mas me foquei em minha faculdade e em meu trabalho, e nem notei as coisas mais importantes que me cercavam. Talvez estivesse mais preocupado com a minha posição frente a sociedade do que com minha própria família.
“trabalhe para ter um futuro e no seu leito de morte descançar em paz”
Foi a frase que li no jornal, escrita por um pensador, que já estava velho. Aquilo ecoava na minha cabeça, e aos poucos a sociedade conseguiu me corromper.  Não notei os pequenos detalhes que cercavam a frase:
O fato deste pensador ser velho, e talvez nunca ter brincado na rua, ou ter participado de um almoço de domingo com a família toda ali, ou talvez paquerasse alguma menininha da sala dele, ou talvez nunca tenha acordado assustado com sombra da janela e pediu pra dormir com seus pais.
Agora com meus 50 anos, já não tenho capacidade de voltar a atrás e como dizem chorar pelo leite derramado. Mas tenho capacidade de reconhecer meus erros.
Estou num cemitério, olhando para o tumulo de meus pais, um do lado do outro, e me culpo por não ter dado bola para suas ligações, e que eles tenham gastado seu dinheiro contado a me ligar em outro pais. Até foram lá uma vez. Mas só agora, que me tornei o ultimo membro de minha família, eu percebi isso.
O ser humano não é desenvolvido, só nos damos conta do erro quando já é tarde, e não pense em mentir dizendo que já não fez isso, se não fez irá fazer.
 Mas por favor, pense bem, não faça o mesmo que eu, não seja corrompido por uma sociedade, ou por uma rotina, seja feliz, trabalhe com o que goste, ganhando muito ou pouco. Fique com a família, de atenção a seus filhos, amor, carinho.
E pensando nisso, a minha frase a vocês é:
“Seja feliz, Tenha uma família, ame, porque quem ama, nunca estará sozinho”



Comentários

Postagens mais visitadas